Sínteses das comunicações
-
Síntese da comunicação de Ana Alice Cunha:
Guerra Junqueiro o poeta
A propensão natural de Guerra Junqueiro para a poesia, sendo esta, nas palavras do poeta, inerente à sua natureza, brota com a mesma naturalidade com que a natureza se recria;
Na sua poesia está o poeta/homem do seu tempo, atento às transformações ideológicas e políticas dessa época, empenhado na concretização dos ideais republicanos;
Parte da sua obra poética, na qual se sente um misticismo e panteísmo comoventes, é um hino à "vida singela e primitiva de boas e santas criaturas, que atravessam um mundo de misérias e de injustiças. " (Prefácio de:"Os Simples").
As informações transmitidas foram sendo documentadas com a leitura de excertos de poemas de: "A Velhice do Padre Eterno", de: "Pátria" e de: "Os Simples, feita por associados do Clube Unesco da Maia.
-
Síntese da comunicação de Lourdes Graça Cunha e Silva
Do Freixo à Maia, da Maia ao Freixo
Luís de Magalhães e Guerra Junqueiro, dois vultos da geração de 70, posicionados politicamente em pólos opostos, viveram relações de amizade e verdadeira cumplicidade em momentos diferentes das suas vidas.
Refira-se a carta de Guerra Junqueiro enviada a Luís de Magalhães imediatamente antes da publicação de " A velhice do padre eterno " ou o testamento literário - designação de Luís de Magalhães - para publicação de "Prometeu libertado" (obra inacabada de Guerra Junqueiro), sublinhe-se a defesa em tribunal de Guerra Junqueiro, aquando do julgamento de Luís de Magalhães, após a derrota da monarquia do norte, isto num período de incerteza política.
-
Síntese da comunicação de Manuela Baptista
Guerra Junqueiro e a sua época
O objectivo desta reflexão era integrar este autor no seu tempo, através das suas intervenções de carácter político e cívico, muitas vezes expressas na sua obra. Não se pretendia fazer uma análise literária ou filosófica.
Os principais acontecimentos da História de Portugal de que resultaram mudanças políticas para as quais Guerra Junqueiro contribuiu ou sobre as quais se pronunciou foram analisados cronologicamente.
Foram, por isso, lidos vários excertos da obra de Guerra Junqueiro que ilustram as tomadas de posição deste autor ao longo da vida.