Quem somos

Home > Quem Somos

Celebração do Protocolo

No dia 15 de Abril de 2010 procedeu-se, nos Paços do Concelho da Maia, em assembleia muito brilhante à assinatura do protocolo que deu origem ao Clube UNESCO da Maia.

O protocolo foi assinado pela Dr.ª Anna Paula Ormeche,  membro da Comissão Nacional da UNESCO, em representação do Sr. Embaixador Fernando Andresen  Guimarães, ausente por problemas de saúde, e pelo presidente da CUMA (Associação maiata para a cultura da paz), Prof. Dr. Raul da Cunha e Silva, cujas assinaturas deram origem ao Clube Unesco da Maia.

A celebração do Protocolo de Colaboração é o culminar do trabalho hercúleo levado a cabo pelos membros da Comissão Instaladora que correram ceca e meca para constituir uma Associação em prol da Paz e da Cultura na Terra da Maia.

O nosso compromisso com a preservação do património cultural

No coração da Maia está o nosso compromisso inabalável com a preservação do património cultural. A nossa missão como parceiro da UNESCO é salvaguardar e promover os tesouros culturais únicos que definem a nossa cidade. Dedicamo-nos a celebrar a rica tapeçaria de diversidade cultural que aqui prospera e a promover uma ligação mais profunda entre residentes e visitantes e o património que define a Maia.

Constituição do Clube UNESCO da Maia

Após vários contactos, um grupo de amigos decidiu avançar para a constituição do Clube UNESCO da Maia.
Formou-se uma Comissão Instaladora composta por Raul da Cunha e Silva, Augusto Seabra do Amaral e José Francisco Oliveira que, após várias reuniões com o Dr. Sílvio Matos, Presidente do Clube UNESCO da Cidade do Porto e com a Comissão Nacional da UNESCO, ficou decidido que haveria uma reunião em Lisboa em 15 de Dezembro de 2009.

A criação do Clube passava pela formação de uma associação cujos estatutos teriam de reflectir os ideais da UNESCO.

Anunciamos formal e publicamente a decisão de avançar com a CUMA – Associação Maiata Para a Cultura da Paz na festa de Romariz. Foi muito grande a alegria de todos os convivas.

A escritura pública criando a CUMA fez-se em 10-2-2010. Os seus estatutos tinham sido previamente acordados com a Comissão Nacional da Unesco.

Sobre esta associação far-se-ia em tempo muito breve (15-04-2010) o protocolo que daria origem ao CLUBE UNESCO DA MAIA.

CUMA - Associação Maiata para a Cultura da Paz

Assembleia Geral

Presidente: Raul da Cunha e Silva

1º Secretário: Adalberto Costa

2º Secretário: Maria Natércia Cardeano

Direcção

Presidente: Adriano Carvalho

Vice-Presidente: José Gabriel Gonçalves

Secretário: José Manuel Barbosa

Tesouraria:

– Maria Emília Costa e Silva

– Américo Costa e Silva

Vogais:

– Laura Maria Mora

– Octávio José Bento Gonçalves

– Maria Edite Lima

Conselho Fiscal

Presidente: Fernando Barbosa Marques de Sá

– Manuel Nicolau Rodrigues Loureiro

– Hélder Quintas

– Pedro Pereira